Segue abaixo o nosso projeto de pesquisa:
A Liga Acadêmica de Saúde da Criança (LASAC) é uma entidade, com duração ilimitada, composta por acadêmicos de medicina sob a orientação do professor Irnak Marcelo Barbosa, que ocupa a cadeira de Cirurgia no campus UFRJ - Macaé. As ligas acadêmicas buscam aprofundar temas em determinada área da Medicina, sendo orientadas pelo tripé Ensino, Pesquisa e Extensão (ABLAM, 2010).
O formato de liga acadêmica tem origem datada em 1918 com um grupo de combate à sífilis da USP (Pego-Fernandes, 2010). Nos últimos anos, sua atuação é um fenômeno crescente nos cursos de Medicina, exercendo ação importante nos serviços de saúde em várias regiões do Brasil. Isto levou à aprovação da fundação da Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas de Medicina (ABLAM) pelos estudantes presentes no Oitavo Congresso Brasileiro de Clínica Médica em 2005 (ABEM, 2005). Comprometidas com a produção científica, através da publicação e divulgação do conhecimento em simpósios e palestras, as ligas podem se tornar um elemento complementar ao currículo de grande valia. Isto porque ela estimula o estudante a aprofundar, com liberdade, temas de seu interesse (Pego-Fernandes, 2010), sendo coerente sua inclusão no ensino médico comprometido com a aprendizagem ativa.
A LASAC proporcionará, desde já, a inserção do estudante no meio profissional e científico sob a supervisão de professores e preceptores da universidade e da rede de saúde. Neste ambiente, os estudantes são estimulados a desenvolver trabalhos científicos e de extensão, de maneira que possam contribuir com o serviço. Através da observação conjunta da dinâmica de funcionamento, o grupo pretende levantar discussões no sentido de melhorar a relação do mesmo com os usuários.
2.1-OBJETIVO PRINCIPAL:
- Produzir conhecimento científico a partir de levantamento estatístico no serviço de Cirurgia Pediátrica oferecido na cidade de Macaé.
2.2-OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Desenvolver o hábito da publicação científica e tradição acadêmica no Hospital Doutor Fernando Pereira da Silva (HPM);
- Promover seminários semanais com o objetivo de discutir temáticas de interesse e o andamento dos projetos de pesquisa e publicações.
- Publicar Relatos de Caso em periódicos e apresentação em congressos;
- Síndrome de VACTERL
- Esplenectomia Parcial
- Carcinoma de Tireóide
- Lipoblastomatose
- Realizar e apresentar revisões bibliográficas de assuntos relevantes para o grupo e para o serviço;
- Efetuar o levantamento estatístico dos Procedimentos Cirúrgicos realizados pelo Serviço de Cirurgia Pediátrica do Hospital Doutor Fernando Pereira desde a sua fundação;
- Identificar os principais procedimentos realizados;
- Analisar os dados de relevância científica.
- Pesquisar os procedimentos de Ligadura do Canal Arterial na cidade de Macaé
- Comparar as técnicas realizadas;
- Apresentar resultados em periódicos e congressos;
- Inserir os estudantes no serviço de saúde municipal com projetos de extensão e pesquisa específicos da prática cirúrgica e ambulatorial;
- Provocar uma reflexão sobre a prática médica;
3-JUSTIFICATIVA E RELEVÂNCIA
Espera-se de uma liga acadêmica, segundo Torres (2008), que esta atue junto à comunidade através da promoção de saúde e transformação social, como também, que esta entenda o processo saúde-doença de forma integral, o qual envolve aspectos psicossociais, culturais, ambientais, e não apenas biológicos. Estes aspectos estão, de fato, presentes no desenho da Liga Acadêmica de Saúde da Criança e são pontos de preocupação de seus integrantes.
Sobre a iniciação científica, a quantidade de investimentos de uma instituição de ensino nesta atividade e a qualidade dos iniciantes científicos servem como termômetro da qualidade de um curso, fonte de informação para adequações curriculares, e para avaliação dos professores e do conteúdo dos programas (Fava de Moraes & Fava, 2000). A iniciação científica também faz com que o acadêmico saia de uma situação escolar passiva, apenas assistindo aulas e se preparando para provas. Eles passam a desenvolver seu senso de análise crítica, desenvolvem ideias inovadoras, aprendem a ler bibliografia de forma crítica, melhoram a expressão oral e escrita, passam a analisar e criticar as informações passadas pelo professor, que está sujeito a erros, tendo uma visão diferente do ensino (Férézou,2006; Fava de Moraes & Fava, 2000).
A proposta deste projeto de Iniciação Científica da Liga Acadêmica de Saúde da Criança é desenvolver a produção científica dentro da rede hospitalar e ambulatorial do município, que não tem uma tradição acadêmica de publicação. Nesse contexto, é importante que, desde já, estas, e principalmente o Hospital Dr. Fernando Pereira da Silva (HPM), desenvolvam uma proximidade com projetos de pesquisa e extensão, uma vez que os mesmos serão espaços de ensino para as escolas de Medicina e Enfermagem da UFRJ. A liga pretende ser um agente transformador à medida que se insere no serviço.
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Providos de espírito crítico, os estudantes trazem, do meio acadêmico, grandes possibilidades de induzir mudanças. Afinal, o ambiente profissional de um serviço pode ser impactado positivamente com trabalhos como o da LASAC, levando á reflexão sobre a atuação médica. As publicações científicas e os projetos de extensão também surgem com o mesmo intuito; o de conduzir melhorias no serviço de saúde e na assistência ao usuário. Ressalta-se a importância do trabalho da Liga, por se tratar de um dos primeiros de caráter clínico-cirúrgico do Hospital Dr. Fernando Pereira da Silva (HPM) e do Curso de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro – Campus Macaé.
A Liga de Saúde da Criança pretende fazer com que a iniciação científica e experiência acadêmica dos alunos sejam desenvolvidas por meio de diversas propostas de projetos e trabalhos que serão detalhados adiante. Entretanto, para que elas se desenvolvam, é necessário que, primeiramente, se realize um levantamento estatístico dos últimos sete anos do movimento do Serviço de Pediatria, clínico e cirúrgico, do Hospital Dr. Fernando Pereira da Silva (Hospital Público de Macaé – HPM).
4.1- QUESTÃO ÉTICA
A observação dos princípios bioéticos implica avaliar os referenciais fundamentais para o desenvolvimento de uma pesquisa. São estes: o respeito à autonomia; a não-maleficência; beneficência; e justiça (Castilho & Kalil, 2005). Para garantir que os projetos empreendidos pela LASAC estejam em consonância com os princípios citados, estes serão submetidos a um Comitê de Ética em Pesquisa.
4.2- LEVANTAMENTO ESTATÍSTICO
O levantamento será feito, primeiramente, no Serviço de Cirurgia Pediátrica através da consulta ao livro de registros do Centro Cirúrgico do HPM. Nesse livro consta: o nome do paciente, idade, o procedimento realizado, hora de inicio e término, cirurgião e anestesista responsáveis, número do prontuário, sala cirúrgica e a data. Todos os procedimentos cirúrgicos realizados no hospital devem ser registrados no livro, que é submetido à comprovação de gastos e verificação de procedimentos realizados. Sendo um documento sério e confiável, torna também o levantamento estatístico, a partir do mesmo, de grande credibilidade.
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Os dados serão tabulados no software Microsoft Excel 2010, sendo possível especificar: os procedimentos realizados, as iniciais dos pacientes, a idade, o ano, a data, o número do prontuário, o cirurgião responsável, a duração, quantos procedimentos foram realizados, quais foram mais realizados, quais foram menos realizados, quais são relevantes, entre outros dados (ANEXO 1). No geral, com esse levantamento será possível conhecer o perfil do Serviço de Cirurgia Pediátrica. 10
Os dados estatísticos relevantes serão analisados, cruzados, e trabalhados para possíveis apresentações para comunidade científica sob forma de publicações, participação em simpósios, congressos, seminários, oficinas, entre outros meios de divulgação. A partir deste levantamento inicial, será possível diagnosticar a atual situação do serviço prestado à população de Macaé e região em relação à clínica e cirurgia pediátrica do Hospital Dr. Fernando Pereira da Silva (HPM). O resultado desse registro será utilizado tanto pela LASAC, para fins acadêmicos, quanto pelo hospital para o desenvolvimento de políticas de gestão no serviço de Cirurgia Pediátrica.
4.2.1- Análise da Experiência de Macaé em Ligadura do Canal Arterial
Outro projeto inserido no levantamento é a: “Histórico de ligadura de canal arterial em puérperos: a experiência de Macaé”. Este é um estudo retrospectivo que visa resgatar e pesquisar todos os casos de ligadura do canal arterial já realizados em Macaé nos hospitais públicos e privados da cidade. O objetivo é comparar as técnicas anestésicas e operatórias utilizadas. O presente trabalho será dividido nas seguintes etapas:
Primeira etapa - submissão à aprovação do projeto no CEP, concomitante à revisão bibliográfica e levantamento estatístico dos casos do HPM.
Segunda etapa - levantamento dos casos do Hospital São João Batista.
Terceira etapa – levantamento dos casos do Hospital da Unimed Costa do Sol – Macaé.
Quarta etapa: elaboração do artigo para futura publicação.
Outro projeto concomitante e independente dos anteriores é a síntese de relato de casos raros, que são passíveis de publicação em revistas de divulgação científica, congressos, simpósios e seminários. Atualmente, o grupo trabalha em quatro casos do Serviço de Pediatria do Hospital Dr. Fernando Pereira da Silva, que se enquadram nessa classificação. Os casos são: Cisto Esplênico, Carcinoma Papilífero de Tireóide, Lipoblastomatose e Síndrome de VACTERL.
Os relatos de casos serão feitos através de uma revisão bibliográfica, documentação detalhada do caso com dados do prontuário, fotografias, resultados e imagens dos exames histopatológicos e de imagem, e entrevista e acompanhamento detalhado do paciente. Todos os responsáveis serão previamente esclarecidos sobre: a dinâmica de funcionamento das pesquisas, confidencialidade, possíveis riscos de sua participação, entre outros fatores relevantes ao processo de estudo. Caso o responsável pelo paciente consinta em participar da pesquisa, o mesmo assinará um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.
5 – REFERÊNCIAS BIBIOGRÁFICAS
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MÉDICA. ABEM. 12º Boletim Virtual, ano 2006. Disponível em: <http://www.abem-educmed.org.br/publicacoes/boletim_virtual/boletim_virtual_12.htm> Acesso em: 21 fev. 2011.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE LIGAS ACADÊMICAS DE MEDICINA. ABLAM. Institucional, 2010 disponível em: < http://www.ablam.org.br/institucional.html> Aceso em: 21 fev. 2011.
Castilho EA; Kalil J - Ética e pesquisa médica: princípios, diretrizes e regulamentações - Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical 38(4):344-347, jul-ago, 2005
Fava de Moraes, F; Fava, M. A Iniciação Científica: muitas vantagens e poucos riscos. São Paulo: São Paulo em Perspectiva. 2000. Disponível em: URL: http://www.scielo.br/scielo.php107 - Acessado em 18/jan/2008. p. 73-77.
Férézou JP – Excelência científica e crescimento - 2006. Disponível em: < http://lqes.iqm.unicamp.br/canal_cientifico/pontos_vista/pontos_vista_artigos_opiniao43-1.html>. Acesso em: fev. 2011
Pego-Fernandes, PM; Mariani, AW - O ensino médico além da graduação: ligas acadêmicas - Sao Paulo Med J. 2010; 128(5):257-8
Torres, AR et al. - Ligas Acadêmicas e formação médica: contribuições e desafios - COMUNICAÇÃO SAÚDE EDUCAÇÃO v.12, n.27, p.713-20, out./dez. 2008